quinta-feira, 10 de março de 2011

POR QUE TANTAS PALMEIRAS?

A foto, que está no post foi tirada na avenida Marginal no bairro do Ariston, uma das maiores da cidade, inclusive acontecem enchentes por lá.


Há dois anos, quando o atual prefeito Sérgio Ribeiro assumiu a prefeitura, obras de arborização intensiva na cidade começaram, este é um seviço muito importante, pois faz com que a cidade deixe de ter cara de "favela", porém tenho notado que o paisagista da prefeitura não está nem ai para o meio ambiente.

Antes do processo de urbanização começar na região de Carapicuíba, a região era coberta por um tipo de floresta chamado de mata atlântica, este bioma se estende desde o sul do país até o nordeste, sendo mais preservado nos dias de hoje próximo a costa. Este bioma está na lista dos mais ameaçados do mundo.

A prefeitura da cidade junto aos seus profissionais responsáveis pelo meio ambiente na cidade parecem não saber do que eu disse acima, porque plantam tantas palmeiras? Nada contra as palmeiras coitadas, mas e as outras espécies nativas?

Tenho alguns argumentos contra o plantio de palmeiras na arborização da cidade:

Palmeiras não têm uma copa densa, não evitam enchentes como as árvores nativas.

Muitas palmeiras são frutíferas, e árvores frutíferas não são recomendadas para arborização

Muitas palmeiras deixam a paisagem chata, monótona.

Palmeiras são mais caras.

Você cidadão de Carapicuíba, espero que me entenda, o dinheiro que pagamos de IPTU, IPVA e todo mês uma parcela de cada conta(água, luz e telefone), vai para a prefeitura, portanto escrevi este artigo com o objetivo de reinvindicar o bom uso do nosso dinheiro.

2 comentários:

  1. Respondendo sua pergunta:A prefeitura da cidade junto aos seus profissionais responsáveis pelo meio ambiente na cidade parecem não saber do que eu disse acima, porque plantam tantas palmeiras? Nada contra as palmeiras coitadas, mas e as espécies nativas?

    NÃO EXISTEM PROFISSIONAIS D MEIO AMBIENTE QUALIFICADOS NA PREFEITURA...SÃO PESSOAS INDICADAS Q.CONHECEM UM POUCO D MEIO AMBIENTE.
    FALO ISSO,PQ FUI FUNCIONÁRIA D SEC.DA EDUCAÇÃO E TENTEI VAAAAAAAAAAAAAAAAARIAS VZES "ENTRAR"P SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE..NUNCA CONSEGUI..PQ SERÁ?

    ResponderExcluir